19 de janeiro de 2011

Chocolates e Devaneios no Lyssa makeup!

Meninas convidei a julia, do Chocolates e Devaneios para estar aqui hoje no lyssa makeup e gentilmente ela aceitou o meu convite, e preparou este post falando sobre a história da maquiagem!

Olá! Me chamo Júlia. Sou advogada e, atualmente, "dona e proprietária" (alguém aí se lembra de Chocolate com Pimenta? rs!) de um baby-blog: o Chocolates e Devaneios.

     Nessa semana, eu e a Lyssa estamos trocando posts, e amanhã o post no "Chocolates" será por conta dela - não deixem de acessar, hein? ^^


     Meu post aqui no
Lyssa Make up será, praticamente, uma aula de história. Calma! Não há nada de Revolução Francesa, Tratado de Tordesilhas, ou coisa do gênero... Eu estou aqui é pra falar da

História da maquiagem
 Todas somos loucas por make, certo? É algo que parece tão inerente à nossa condição humana, que chega a ser praticamente impossível imaginarmos quão triste seria o mundo sem as cores para embelezar as nossas feições...


     Mas, sabe por que não vivemos sem maquiagem? Porque, fiote, ela nos acompanha desde os primórdios!


     Acredita não? Então corre pegar teu chocolate favorito, se ajeita bonito aí na cadeira, pois a nossa viagem vai ser longa!


                                                        O período paleolítico  

Você já ouviu falar dele. Foi aquele período que também ficou conhecido como "a Idade da Pedra Lascada"! Lembrou?


    Então! Durante o período paleolítico, os primeiros grupamentos humanos surgiram, e, com eles, também surgiu a vaidade! Uma concentração de um número maior de pessoas as deixa mais competitivas, então, para se destacarem e delimitarem a sua hierarquia, os Chefes se enchiam de adornos feitos de dentes e garras de animais, enquanto que os Curandeiros desenhavam "formas mágicas" em seu corpo, para atrair bons espíritos.

Foi no período paleolítico que surgiu a vaidade humana! (Imagem retirada do blog Historiar N).

Mesopotâmia
Se as aulas de história não te pertencem mais, e se você deletou todo o conteúdo delas da tua mente assim que pisou os pés fora do Ensino Médio (exatamente o que fiz com física! hahaha), vamos recordar: a Mesopotâmia era aquela área pititica entre aqueles dois rios mega-famosos, o Tigre e o Eufrates, e que atualmente é conhecida por.... Iraque! hahaha


    É, foi na terra do Saddan Houssein que as pinturas corporais começaram a evoluir. Haviam desenhos específicos para representar a guerra, mas o diferencial mesopotâmico, que acabou por destacá-la em nosso blog, reside no seguinte: foi lá que surgiram os primeiros produtos para os olhos à base de carvão, henna e outras matérias-primas!

Babou nessas pinturas ao assistir "Caminho das Índias"? Que indianos que nada! Quem descobriu a henna foram os mesopotâmicos! (Imagem retirada do site Atlanta's best clowns).

Egito   
 No tempo áureo do Egito, a maquiagem preta em torno dos olhos era um sinal de respeito. Os faraós os pintavam para evitar que seus súditos os olhassem diretamente nos olhos, e usavam perucas coloridas para evidenciar ainda mais a sua distinção social.


    Cleópatra representava toda a cosmetologia existente na época: sabe-se que ela tomava banhos de leite, tratava sua face com argila e pintava seus olhos com pó de khol, um bastante conhecido nosso: o kajal.
Roma
 Em Roma a pele ganhou destaque: buscava-se, a todo custo, clareá-la. Era o início do preconceito racial e do ideal de beleza europeu consistente em mulheres com pele claríssima.


     As romanas utilizavam máscaras noturnas para promover o clareamento da cútis. Tais máscaras consistiam, basicamente, numa mistura de farinha de favas, miolo de pão e leite de jumenta. Algumas também se utilizavam de uma "maquiagem" branqueadora: passavam uma pasta de ovos, giz e vinagre.


    O primeiro creme facial foi inventado em 150 A.C., pelo - acreditem! - físico Galeno. Consistia o creme em água com cera de abelha e óleo de oliva, o qual posteriormente foi substituído por óleo de amendoas. Depois, adicionando-se pigmentos de dióxido de titânio para dar a coloração, surgiram as primeiras bases.


Idade Média 

   Na Idade Média, a Igreja conseguiu interferir em todos os ramos possíveis e imagináveis da ciência; nem a cosmetologia ficou de fora. O ato de se maquiar era visto como ato impuro, e, muitas vezes, a máscara clorida sobre a face das mulheres era tida como um ardil para a sedução, fruto de bruxaria.


    Veja um excerto de uma carta publicada no jornal The Spectator, na Inglaterra de 1711:
     "Senhor, estou pensando em largar minha mulher e acredito que quando o senhor considerar o meu caso, a sua opinião será a de que minhas pretensões ao divórcio são justas. Nunca um homem foi tão apaixonado como eu pela sua fronte, pescoço e braços alvos, assim como a cor azeviche de seus cabelos. Mas para meu espanto descobri que era tudo feito de arte: sua pele é tão opaca com esta prática, que quando acordou de manhã, mal parecia jovem o suficiente para ser mãe de quem levei para a cama na noite anterior. Tomarei a liberdade de deixá-la na primeira oportunidade, à menos que seu pai torne sua fortuna apropriada às suas verdadeiras , e não supostas, feições..."
Idade Moderna e Contemporânea  

 

  No Século XVI, sobretudo na França, o abandono de práticas de higiene básica - leia-se banhos - contribuiu para o desenvolvimento dos perfumes (para "enganar" a fedentina) e da maquiagem (para disfarçar a sujeira - rá!). No Século XVII, pomadas coloridas se tornaram mais seguras e acessíveis à população, tornando moda entre as mulheres a pintura dos lábios.


    O estilismo, no entanto, surgiu somente no Século XIX, na França, e lá se desenvolveu, consagrando Paris como a capital da moda. O destaque para a maquiagem, por outro lado, veio apenas no Século XX, com a criação do batom na forma como o conhecemos em 1921.

"Com a Segunda Guerra Mundial, as fábricas de cosméticos dão uma estacionada, pois toda a energia se concentrava para produção de armas, voltando-se então no século XVIII em que as mulheres mesmo preparavam seus produtos. Com o fim da guerra nos anos 50, a maquiagem volta com tudo, com o estilo fake – pele pálida, lábios realçados e olhar delineado. Os anos 60 é o auge, já que atinge por completo os jovens, fazendo com que a indústria se aprimorasse mais nas embalagens e estojos. Os anos 70, marcados pelo Disco, trazem a variedade de cores. Em 80, os pigmentos evoluíram, assim como o conceito de protetor solar e preocupação com o envelhecimento da pele". 

E ficamos por aqui com a nossa "Aula de História da Maquiagem"! haha


    Espero que vocês, leitores do
Lyssa Make up, tenham gostado e aproveitado esse tempinho de leitura por aqui! Maquiagem, fiote, é mais do que uma arte: é cultura! ^^


    Muito obrigada pela oportunidade, Lyssa! Beijão e sucesso!


   E vocês, leitores da Lyssa, não deixem de acessar o
Chocolates e Devaneios!!! Estou esperando a sua visita, hein? =] 





    






9 comentários:

  1. Oi Lyssa!
    Deixei um comentário no post anterior, mas não sei se vc viu!
    Vc se inscreveu duas vezes no formulário de inscrição do sorteio lá do blog, mas a segunda inscrição é apenas pra quem divulgar o sorteio em seu próprio blog. Caso vc divulgue, me passe o link pra que eu mantenha sua 2ª inscrição. Caso contrário me avise, pois terei que exclui sua 2ª participação! Espero que entenda!

    Adorei seu post!

    Bjooo

    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessantissima essa história de make!! Acho massa essas pinturas, apesar de que tb confesso que me dá um tiquito de gastura! rsrs
    Nas novelas agente percebe que influencia mesmo essas carasterísticas nas mulheres!!
    Muito bacana! E mostra o poder feminino!!
    BezO!

    ResponderExcluir
  3. Que legal...
    é sempre bom saber um pouco mais!

    Beijoos,
    http://fashionismoecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha só Julia, vc mandou super bem, com este post! Meninas, que loucura a Cleopatra tomava banho de leite? Quanto desperdicio hein?!

    A igreja é maléfica mesmo, dizer que maquiagem é coisa de bruxaria, é brincadeira neh?!

    Deixar de tomar banho como os franceses e se encher de perfume não é pra mim não, huhuha!!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Amores Obrigadas.. pelos coments a julia manda muitooo bem mesmo, tbem ameii esse post!

    ResponderExcluir
  6. Legal a história da maquiagem, que esteve sempre presente, mesmo que não da forma como a conhecemos hoje. A Julia escolheu um tema muito legal para se falar...

    Bjos
    Mari
    http://aprendizdeesmaltolodra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!!!!
    Valeu pelo carinho lá no blog!!! Fico feliz por vc ter me visitado!! : D
    Muito interessante a história da maquiagem!!!
    beijãooo

    Oii flor!!!
    Aiii, vc arrasa, hein!!!
    Valeu pelo carinho lá no blog!!
    beijãooo e já tô seguindo aqui!!

    www.vimvendoeaprendendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. flor eu sempre visito la e amoooooo
    cheio de novidades bjusssssssss

    ResponderExcluir
  9. quando eu fiz um curso de make foi contado essa história tam´bem.

    bjs

    coisasdemariemary.blogspot.com

    ResponderExcluir